Região conquista bons índices no Firjan
data  14/07/2018  |  Categoria:  Jornalismo




 Greici Siezemel / JMV

TIMBÓ - Com uma nota de 0.8278, Timbó possui a 16º melhor média em Santa Catarina no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Indaial ocupa a 20ª posição e Rodeio a 34ª, conforme tabela abaixo. Os indicadores foram divulgados pela Firjan no dia 28, com base em dados oficiais de 2016, e são referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro. O IFDM acompanha três áreas: 1) Emprego & Renda, 2) Educação e 3) Saúde, e utiliza-se exclusivamente de estatísticas públicas oficiais. Sua leitura é simples: o índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar com precisão se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas, ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.  

A edição 2016 do IFDM traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e com isso mostra o impacto da crise econômica sobre o desenvolvimento dos municípios brasileiros. O IFDM 2016 traz também projeções sobre a evolução do desenvolvimento após a deterioração do cenário econômico observada a partir de 2013.

Outro ponto positivo divulgado é que Florianópolis é a capital brasileira com melhor índice de desenvolvimento econômico. Em todo o estado de Santa Catarina, 99% dos municípios apresentaram desenvolvimento moderado (83,5%) ou alto (15,5%), índice superior ao panorama nacional (76,2% dos municípios) e menor apenas do que o registrado em São Paulo (99,4% dos municípios). O bom desempenho dos municípios catarinenses também é refletido por sua grande participação no topo do ranking nacional do IFDM: 54 cidades do estado estão entre os 500 maiores IFDMs do país (dentre eles Timbó e Indaial), dos quais, 7 estão entre os 100 melhores.

No IFDM Saúde, por exemplo, 99% dos municípios do estado conseguiram alto desenvolvimento. Mais de 56% progrediram em Saúde, graças a melhor identificação das causas das mortes e redução das mortes de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis.

Timbó é o município da região mais bem colocado no ranking que avalia Emprego e renda, Educação e Saúde

 

 
midia social Facebook    Whatsapp